6 cuidados que você deve ter com a sua pele no inverno
Sou o tipo de pessoa que espera ansiosa pelos dias mais frios, porém, junto com eles, chegam também as mudanças na minha pele. Os meus lábios ficam mais sensíveis e rachados e a pele fica mais seca e desidratada. Isso é algo comum de acontecer, já que as baixas temperaturas e a redução da umidade do ar, faz com que o nosso tecido cutâneo fique sujeito ao ressecamento, deixando a pele mais áspera, sensível e propensa a lesões. No entanto, existem alguns cuidados que se adotarmos, fará com que essas consequências do inverno não afetem a nossa pele, mantendo-a macia e bonita durante o ano todo. Confira quais são eles!
Hidratação nunca é demais: não importa se a sua pele é mista, oleosa ou seca, você não deve pular a hidratação, principalmente em dias mais frios. O nosso rosto é uma das regiões mais expostas ao vento frio, por isso, ele precisa de cuidados especiais. Hidratar a pele é uma forma de prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo. Se sua pele é seca, invista em hidratantes a base de ureia, aloe vera e óleo de amêndoas. Se sua pele é normal, invista em um hidratante com ativos de vitamina A e E. Já para as peles mistas e oleosas, invista em um hidratante oil-free com textura em gel.
Continue usando protetor solar: ele continua sendo de extrema importância mesmo nos dias frios, e mesmo que você não saia de casa. Afinal, os raios UVA têm o poder de passar por nuvens e pelos vidros das janelas de nossas casas e carros. Ou seja, nada de pular o passo e deixar a sua desprotegida!
Cuidado com o banho quente: frio é igual a banhos extremamente quentes. Porém, isso pode ser bem ruim para a sua pele. A água quente consegue tirar a oleosidade natural da nossa pele, e isso afeta a nossa barreira cutânea, causando a desidratação. O ideal é equilibrar a temperatura da água (não precisa ser fria, viu?) e não demorar muito debaixo do chuveiro tão quente.
Consuma alimentos que ajudam a proteger a pele e beba pelo menos 2 litros de água por dia: nessa época é bacana consumir nutrientes que favoreçam os cuidados com a pele, a vitamina E e o selênio, por exemplo, contribuem para conservar a qualidade da pele e são encontrados em oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas. E uma boa notícia para os chocólatras: a versão amarga do chocolate contém flavonoides, substâncias com efeito antioxidante que também são benéficas para a pele. Ah, e não deixe de se hidratar, mesmo que você sinta menos sede no inverno, é importante tomar bastante água para permitir o bom funcionamento do organismo e preservar a hidratação e a integridade da pele, evitando o ressecamento e a descamação.
De olho nos lábios ressecados: uma das coisas que mais me incomodam no inverno, é os meus lábios ficarem ressecados. E já notou que os lábios ressecam com mais facilidade que a pele do nosso rosto? Isso acontece porque os lábios são a interface entre uma área mucosa a área da nossa pele. Ao sentir que seus lábios estão ressecados, evite passar a língua, esse é um hábito que resseca ainda mais a região. O ideal é caprichar no hidratante labial, por isso, deixe um sempre de fácil acesso, seja na sua nécessaire, na sua penteadeira ou na sua mesa de cabeceira.
Cuide da pele do corpo todo: não é apenas os lábios e o rosto que sofrem com o frio, todo o corpo sofre. O ressecamento da pele do corpo, no inverno, fica visível a olhos nus: pele das pernas e braços começam a descamar, ficando cinza e perdendo o viço. Por isso, capriche no hidratante!
Qual cuidado não fica de fora da sua rotina nos dias mais frios? Conta pra gente!
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.